Anuncie Aqui

Dead Space 3 Xbox 360

Jogos em Destaque

Dead Space 3 Xbox 360 Dead Space 3 Xbox 360

BUSCA IMPLACÁVEL 2 Dual Aúdio

Filmes em Destaque

BUSCA IMPLACÁVEL 2 Dual Aúdio BUSCA IMPLACÁVEL 2 Dual Aúdio

Medal of Honor Warfighter

Jogo Xbox 360

Medal of Honor Warfighter Medal of Honor Warfighter

Resident Evil 6 Public Demo (Atualizado) V2.0

XBOX 360

Resident Evil 6 Public Demo (Atualizado) V2.0 Resident Evil 6 Public Demo (Atualizado) V2.0

Uma Garota Chamada Mercy Dual Áudio

Filme em Destaque

Uma Garota Chamada Mercy Dual Áudio Uma Garota Chamada Mercy Dual Áudio

O Roteiro da Minha Vida Dual Áudio

Filme em Destaque

O Roteiro da Minha Vida Dual Áudio O Roteiro da Minha Vida Dual Áudio

Projeto em Família Vida Dual Áudio

Filme em Destaque

Projeto em Família Vida Dual Áudio Projeto em Família Vida Dual Áudio

Virada no Jogo Dual Áudio

Filme em Destaque

Virada no Jogo Dual Áudio Virada no Jogo Dual Áudio

A Lágrima do Diabo Dual Áudio

Filme em Destaque

A Lágrima do Diabo Dual Áudio A Lágrima do Diabo Dual Áudio

Baile de Formatura no Mississipi Dual Áudio

Filme em Destaque

Baile de Formatura no Mississipi Dual Áudio Baile de Formatura no Mississipi Dual Áudio

Capitão América: O Herói de Todos Dual Áudio

Filme em Destaque

Capitão América: O Herói de Todos Dual Áudio Capitão América: O Herói de Todos Dual Áudio

Com Vocês: Lola! Dual Áudio

Filme em Destaque

Com Vocês: Lola! Dual Áudio Com Vocês: Lola! Dual Áudio

Coração de Guerreiro Dual Áudio

Filme em Destaque

Coração de Guerreiro Dual Áudio Coração de Guerreiro Dual Áudio

Felizes Para Sempre Dual Áudio

Filme em Destaque

Felizes Para Sempre Dual Áudio Felizes Para Sempre Dual Áudio

Fogo e Gelo: As Crônicas do Dragão Dual Áudio

Filme em Destaque

Fogo e Gelo: As Crônicas do Dragão Dual Áudio Fogo e Gelo: As Crônicas do Dragão Dual Áudio

CRÍTICA : Tão Forte Tão Perto

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Unknown

Tão Forte Tão Perto

Tão Forte e Tão Perto

Adaptação falha ao tirar da obra de 

Jonathan Safran Foer suas maiores qualidades

TÃO FORTE TÃO PERTO  (Extremely Loud & Incredibly Close, 2011), adaptação às telas do romance Extremamente Alto & Incrivelmente Perto de Jonathan Safran Foer, parecia uma ideia ruim desde o começo.

O livro, afinal, tem como diferencial não a história em si, mas a maneira como ele emprega recursos que são possíveis apenas através de um meio gráfico, de insights  de diagramação, para narrá-la. São fotos, gráficos, anotações, códigos numéricos, páginas em branco e outros recursos visuais que enriquecem a narrativa e a fortalecem. Como esperado, no cinema, ainda mais nas mãos de Stephen Daldry, cineasta competente, mas que não é dado a inovações, essas ideias acabam desperdiçadas em cenas que registram de maneira simplista o livro de recortes e os sistemas criados pelo garoto. Não há uma busca por maneiras de adequar a linguagem cinematográfica ao pensamento do menino.

Na história, Oskar Shell (Thomas Horn), um garoto excepcional, mas genial, precisa lidar com a perda do pai (Tom Hanks), uma das vítimas do 11 de setembro. Ao encontrar uma chave em um envelope no closet do pai, ele se lança em uma busca através dos cinco distritos de Nova York pela fechadura que a descoberta abre - que potencialmente contém a última mensagem do falecido.



A busca é problemática ao forçar uma lateralidade à trama, já que o filme inteiro é dedicado a ela. Oskar vai de casa em casa, sempre agregando histórias paralelas que pouco fazem para levar a trama principal adiante e direcionar o filme ao seu desfecho. Além disso, acompanhamos o menino como observadores - no livro somos quase que co-protagonistas, estamos dentro de sua mente - e, sem recursos que tornem a busca mais interessante, a narração em off logo começa a irritar, assim como o garoto.

Outra ausência notável na adaptação é ainda mais problemática e fundamental no esvaziamento das qualidades do romance nas telas. O livro estabelece todo um paralelo entre o bombardeio de Dresden na Segunda Guerra Mundial com o atentado às Torres Gêmeas. A opção de Safran Foer é clara em mostrar como a dor da perda e a indignação pela covardia alheia é uma questão de ponto de vista. Em fevereiro de 1945, as forças aliadas, incluindo a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, despejaram milhares de toneladas de bombas na cidade alemã, obliterando alvos civis e militares. Especula-se que 25 mil pessoas tenham perdido a vida aí, um "efeito colateral" muito maior que o dos ataques a Nova York - que renderam aproximadamente 3 mil mortos. Ao compará-los, o autor inicia uma reflexão sobre ação, reação, proporcionalidade, responsabilidade e o que representam as pessoas inocentes apanhadas no fogo cruzado.

O filme, em busca de emoções mais fáceis - de fazer-nos nos sentir bem por nos sentirmos mal com a tragédia made in USA  -, ignora tudo isso, com o apelo fácil do garotinho sem pai, da mãe (Sandra Bullock) desesperada para reconectar-se com o menino e a necessidade dele em dar sentido à sua perda (tema que é martelado insistentemente ao final, garantindo seu entendimento).

Se ignorarmos o que o filme poderia ter sido, porém, nem tudo é negativo. O passeio por Nova York é inspirador, as atuações são ótimas (especialmente no elenco de apoio formado porJeffrey WrightViola Davis Max von Sydow) e a direção, ainda que pouco criativa, tem qualidade. O problema é mesmo a necessidade de entregar ao público o que se acredita que ele deseja, um drama que não se compromete e que, no desespero de indicações ao Oscar, tira do livro tudo o que o tornou uma leitura memorável.

Extremely Loud & Incredibly Close
EUA , 2011 - 129 min.
Drama
Direção:
Stephen Daldry
Roteiro:
Eric Roth
Elenco:
Tom Hanks, Sandra Bullock, Thomas Horn, Viola Davis, Jeffrey Wright, Max Von Sydow, John Goodman, Zoe Caldwell
Regular

1 comentários:

Unknown disse...

legal xd

Postar um comentário